INSTALAÇÃO/PERFORMANCE








Empty Box 1 Porto 

                                                                                                               Fig 1 Empty Box 1

Empty Box é um trabalho desenvolvido a partir do livro de José Gil “Portugal Hoje, O Medo de Existir”, e pretende dar ênfase ao estado de fachada e de desanimo ainda vigente em Portugal.





I.D. card – I.M.A.N Famalicão 2007



                                                                                                                                                       Fig 2 I.D. card


Este trabalho pretende levantar questões sobre o território e a identidade na contemporaneidade.













The biginning of Uncertainty 1 Porto 2007






                                                                                                   Fig 3 The biginning of Uncertainty 1



The biginning of Uncertainty 1 é um projecto que pretende fazer uma analogia através da lei de Misner aos Universos Paralelos.



















The Biginning of Uncertainty 2 Porto 2008



                                                                                   Fig 4 The biginning of Uncertainty 2


The biginning of Uncertainty é um projecto que pretendia ilustrar a questão da ideia perceptiva da relação de nós próprios com o próprio espaço e os diferentes tempos, e o que pequenas imagens podem sugestionar as ideias de realidade que observamos.






















Miraxes s.a. Tui/Espanha 2009

                                                    Fig 5 The process

Este projecto desenvolveu-se em parceria entre vários artistas, e pretendia fazer uma abordagem critica a todo o tipo de LOBIS .
O trabalho que desenvolvíamos como “empresa“ estava assente numa abordagem entrópica entre os pares.



Partíamos para a acção em grupo, mas como cada um tinha a sua abordagem, os hapennings que criávamos, pareciam a quem via a maior das entropias, dando assim lugar ao questionamento sobre a acção. 


Portfólio/2010



Filipe Garcia


Restricted Space – Instalação/trans/form/actions- Jelgava/Letonia - 2009  





                                                                                              Fig 1 – Restricted Space

Este projecto pretende apenas perceber o estado de percepção das pessoas no espaço publico em relação a objectos de sinalética de uso comum, mas que se apresentam de forma não habitual, e restringem o espaço de passagem.


In/Out- Instalação/trans/form/actions- Jelgava/Letonia - 2009






                                                                                                            Fig 3 Non Site Specific






Este projecto tem como propósito levantar duas questões.
1 – A adulteração da “moeda”. o objecto nota foi adulterado pela marca ausência de uma pequena parte do seu todo e foi lançado no mercado.
Neste sentido o dinheiro deixa de ter validade como moeda pela sua adulteração, mas passa a ser objecto de arte ?
2 -  Depois da marcação do triangulo de acção o trabalho foi lançado no Mercado, e ai levanta-se a segunda questão que é relativa à possibilidade do impossível de seguir o seu mapeamento.
O trabalho perde-se nas possibilidades dele próprio, pois pode-se imaginar todas as variáveis e nenhuma ao mesmo tempo.


Non Site Specific- Porto 2010




                                               Fig 3 Non Site Specific

Este trabalho vem levantar a questão da visualidade  do objecto de arte, da sua própria significância como elemento artístico.
Pretendia também levantar a questão do observador consciente sobre o site specific (lugar/obra/observador)
Será que existe site specific quando o observador não entende a obra como tal?

The site specific- Porto 2010



                                                                                                                                               Fig 4 The Site Specific


Com este trabalho pretendo questionar duas coisas:



A pintura a branco vem negar um trabalho que existia em local proibido.
O porque da mancha ser a branco não será uma chamada de atenção para a não continuidade de intervenções desse tipo (graffiti) ?
Mas ao ser essa negação visível como um elemento estético (mancha) não será ela própria uma intervenção plástica?




Street Drawing – Porto 2010

                                                                                                             Fig 5 Street drawing






Este trabalho pretende salientar no espaço publico desenhos que se encontram na morfologia da cidade e que não são vistos como tal.
A ideia é mostrar ou criar frequência para o processo de  entropia que está sempre a acontecer no espaço urbano da cidade.  


Super Site Specific Porto 2010




                                                                                                                                             Fig 6 Super Site Specific


Com este trabalho experimental pretendo abordar a questão da não localidade.
Através da definição de um plano de observação definido por uma triangulação observativa, pretendo exemplificar um estado onde o observador faz parte da própria observação dele próprio numa continuidade tal que nunca chega a ser local pois a simultaneidade observativa em rotação nunca acaba.   


 Books of books-mix books – poesia obliqua Crestuma 2010







                                                                                                Fig 7 desenhos/livro/megafone

                                                                                                                        Fig 8 Poesias Obliquas



Com este projecto pretendi criar antes de mais uma homenagem ao poeta Eugénio Paiva Freixo e a todos os habitantes de Crestuma.
Este projecto tem como ponto de partida a busca dentro de livros de outras leituras que lhe são inerentes mas não perceptíveis.
Em segundo lugar criei um plano de acção que foi definido mais uma vez por um triangulo equilátero que estava compreendido entre três aspectos que no meu entender definiriam o espaço envolvente da vila, o portal do poeta, o rio e a floresta, e a centralidade desses três pontos como redundância do plano de acção.




 Portal do Poeta

                                                                                                           Fig 10 Portal do Poeta

Caíque



                                                                                                                    Fig 11 Caíque


Floresta




                                                                                                                                                          Fig 11 Floresta 


Ponto Central da Triangulação




                                                                                             Fig 12 Centralidade/Redundância